Camomila – poder que vai além do popular calmante.

foto-22-e1269539723783

É bem comum ouvirmos quando estamos ansiosos, estressados alguém dizer: “Tome um chazinho de camomila que passa”. Ou então quando o bebê está com cólica, à primeira coisa que lembramos é do famoso chá de camomila.

Mas o seu poder vai muito além de um simples calmante, o uso da camomila é extenso com muitas utilidades pouco difundidas.

A camomila é uma erva originaria da Europa e de algumas regiões da Ásia e África. Essa planta e conhecida desde a antiguidade pelo cheiro peculiar, pela beleza das flores e por sua eficácia em diversas patologias, um exemplo disso e que os egípcios dedicavam a camomila ao sol e adoravam-na mais do que a qualquer outra erva, pelas suas propriedades curativas.

Sua Espécie é Matricaria recutita L.da Família Asteraceae/Compositae, é popularmente conhecida como Camomila, camomila selvagem, camomila alemã, falsa camomila. As partes utilizadas são os Capitulos/flores no caso de infusão e também o óleo essencial no uso da aromaterapia.

oleo-essencial-de-camomila (2)

Possuem em sua constituição riquíssimas substâncias como Cumarinas, flavonoides, óleos voláteis, aminoácidos, ácido antemico, entre outros que são benéficos ao nosso organismo.

Formas de uso:

 

Uso alimentício:

Geralmente utilizada em chás medicinais ou adicionadas em outros gêneros alimentícios

Tea_9

Uso Cosmético:

Utilizada como principio ativo em cosméticos faciais/corporais/capilares.

Reduz inchaço no rosto, dermatite, eczema, picadas de inseto, alergias, queimaduras, pele seca, pele inflamada e acne. Em xampus para clarear o cabelo e fortalecer o couro cabeludo.

 

Uso Fitoterápico:

A camomila possui propriedades antiinflamatórias, sedativa, antiespasmódica, antisséptica e broncodilatadora, antiulcerogênica.

 

Indicações:

Insônia, ansiedade, depressão da menopausa, perda do apetite, dispepsia, diarreia, cólica, dores do estado gripal, enxaqueca, neuralgia, vertigem, cinetose, conjuntivite, inflamação de pele, urticaria, entre outros.

 

Contra Indicações:

Deve ser evitada por pessoas alérgicas aos componentes químicos da camomila ou qualquer membro da família asteraceae/compositae, pois pode exacerbar processos alérgicos.

Durante a fase de dentição do bebe o uso não é recomendado e durante a gravidez não deve ser administrado o uso excessivo da camomila, pois pode haver aborto espontâneo e aumento da contratilidade uterina.

Mas fica um alerta: Toda droga vegetal (fitoterápico) possui contra-indicação. Muito cuidado, pois mesmo sendo natural pode acarretar em sérios problemas de saúde o seu uso indevido.

A nossa terra é riquíssima como uma vastidão de plantas, cabe a nós procurarmos entender e beneficiar-se da natureza que sempre está a favor de nossa saúde.

A cura vem da terra! Pense nisso!

images (1)

Drª Katia Rubim

Fisioterapeuta e Acupunturista

Referencias Bibliográficas

 

BARNES, Joanne; ANDERSON, Linda A.; PHILLIPSON, J. David. Fitoterápicos. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2012. 720 p. ISBN 978-85-363-2571-2.

CARVALHO, José Carlos Tavares. Formulário médico-farmacêutico de fitoterapia. 2. ed. São Paulo: Pharmabooks, 2005. 402 p. ISBN 85-99026-05-4.

SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira et al. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5. ed. rev. ampl. Florianópolis: EdUfsc, 2003. 1102 p.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011.

M. do R. DUARTE, M. P. de LIMA. ANÁLISE FARMACOPÉICA DE AMOSTRAS DE CAMOMILA Matricaria recutita L., ASTERACEAE. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 89-92, Jul.- Dez./2003

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s