Beleza e Saúde

Acupuntura e Ansiedade

Nos dias de hoje é muito comum as pessoas sofrerem de distúrbios como ansiedade, depressão, pânico, estresse e insônia. O ritmo acelerado da vida moderna resulta em falta de tempo, excesso de trabalho, trânsito caótico e problemas familiares, que diminuem a qualidade de vida e causam doenças.

12042642_1641456359472014_2228845834790249456_n

A ansiedade é a sensação de apreensão ou receio, sem causa real. É normal sentir um pouco de ansiedade, em graus aceitáveis, porém ela se torna patológica quando a pessoa sente medo ou tensão por tempo prolongado. A pessoa ansiosa somatiza suas fraquezas psíquicas, podendo sofrer de dores de cabeça, dores difusas, gastrite ou úlcera, insônia, problemas sexuais, entre outros sintomas.

download

A depressão é um distúrbio comum entre a população geral, sendo um estado de alteração das emoções e do ânimo, que leva a alterações físicas, emocionais e mentais. Os sintomas da depressão são muito variados, como sensações de tristeza, pensamentos negativos e/ou suicidas, até alterações da sensação corporal, como dores, desconforto no batimento cardíaco e enjoos.

Normalmente a pessoa apresenta perda de energia ou interesse, dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono, lentificação das atividades físicas e mentais, sentimento de pesar ou fracasso.

A acupuntura tem sido muito procurada por pessoas que buscam uma terapia alternativa e natural para aliviar a ansiedade e a depressão, além de outros transtornos como síndrome do pânico e distúrbios alimentares.

agulha

Acupuntura promove o equilíbrio físico (biológico) e mental, aumentando a produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar, sem agredir o corpo e a mente. Existem diversos estudos científicos que comprovam a eficácia da acupuntura para estes fins, podendo ser facilmente associada a outros tipos de tratamentos como o medicamentoso e a psicoterapia. Durante a sessão o paciente experimenta a agradável sensação de leveza, induzida pelo estímulo dos pontos de acupuntura.

images

Drª Katia Rubim

Fisioterapeuta e Acupunturista

Cores dos Esmaltes em Alta no Verão 2015

Olá  queridas leitoras, neste post publicarei as cores de esmalte que serão tendências no verão 2015, as tonalidades dos esmaltes também é um objeto de desejo dos fashionistas e para aquelas que gostam de acompanhar as cores de cada estação é válido conferir e ficar  com as unhas fashion.

As cores da estação mais quente do ano será  com tons pastéis, o nude, o branco para as tonalidades amenas e de azuis a metalizados para as mais ousadas.

Esmaltes Color Trend Pop Art

O Branco é uma cor neutra e clássica, combina com qualquer look e está sempre na moda.

images (1)

A cor Nude para esmalte se esbalda em beleza e elegância, é uma tendência que venho para ficar, o ideal é usar a que mais combina com o tom da sua pele.

images (2)

Candy Nails fazem muito sucesso entre as brasileiras, para os tons pastéis serão o amarelo, rosa, verde, azul, lilás nas cores bem clarinhas.

images (5)

O Azul continuará na moda,  nas variações para o azul celeste, azul, escuro e azul Royal, que te deixará com um visual bem estiloso.

images (4)

O tom de Rosa que vai estar em alta será o Rosa Antigo, é uma cor considerada como  “fora do tempo” mas no verão 2015  será moda nas unhas das garotas mais modernas.

images

Os Metalizados também serão destaque neste verão, principalmente nas cores dourada, prateada e azul metálico.

download

Nas cores que relembram as frutas a cor Pêssego e a cor Goiaba serão destaque no verão 2015.
sufledegoiaba5

pessego

Agora que você já sabe quais cores sucesso é só inspirar, colorir sua unhas, ficar na moda e curtir pois o verão 2015  já está aí!!Uhummm!!!!

Fonte:

Revista Donna disponível em <http://revistadonna.clicrbs.com.br/beleza/do-branco-ao-metalizado-7-cores-de-esmaltes-para-usar-no-verao-2015/&gt; acesso em 29/09/2015

Guia da Semana disponível em <http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/noticia/tendencias-de-esmalte-para-a-primavera-verao-2015&gt; acesso em 29/09/2015

Camomila – poder que vai além do popular calmante.

foto-22-e1269539723783

É bem comum ouvirmos quando estamos ansiosos, estressados alguém dizer: “Tome um chazinho de camomila que passa”. Ou então quando o bebê está com cólica, à primeira coisa que lembramos é do famoso chá de camomila.

Mas o seu poder vai muito além de um simples calmante, o uso da camomila é extenso com muitas utilidades pouco difundidas.

A camomila é uma erva originaria da Europa e de algumas regiões da Ásia e África. Essa planta e conhecida desde a antiguidade pelo cheiro peculiar, pela beleza das flores e por sua eficácia em diversas patologias, um exemplo disso e que os egípcios dedicavam a camomila ao sol e adoravam-na mais do que a qualquer outra erva, pelas suas propriedades curativas.

Sua Espécie é Matricaria recutita L.da Família Asteraceae/Compositae, é popularmente conhecida como Camomila, camomila selvagem, camomila alemã, falsa camomila. As partes utilizadas são os Capitulos/flores no caso de infusão e também o óleo essencial no uso da aromaterapia.

oleo-essencial-de-camomila (2)

Possuem em sua constituição riquíssimas substâncias como Cumarinas, flavonoides, óleos voláteis, aminoácidos, ácido antemico, entre outros que são benéficos ao nosso organismo.

Formas de uso:

 

Uso alimentício:

Geralmente utilizada em chás medicinais ou adicionadas em outros gêneros alimentícios

Tea_9

Uso Cosmético:

Utilizada como principio ativo em cosméticos faciais/corporais/capilares.

Reduz inchaço no rosto, dermatite, eczema, picadas de inseto, alergias, queimaduras, pele seca, pele inflamada e acne. Em xampus para clarear o cabelo e fortalecer o couro cabeludo.

 

Uso Fitoterápico:

A camomila possui propriedades antiinflamatórias, sedativa, antiespasmódica, antisséptica e broncodilatadora, antiulcerogênica.

 

Indicações:

Insônia, ansiedade, depressão da menopausa, perda do apetite, dispepsia, diarreia, cólica, dores do estado gripal, enxaqueca, neuralgia, vertigem, cinetose, conjuntivite, inflamação de pele, urticaria, entre outros.

 

Contra Indicações:

Deve ser evitada por pessoas alérgicas aos componentes químicos da camomila ou qualquer membro da família asteraceae/compositae, pois pode exacerbar processos alérgicos.

Durante a fase de dentição do bebe o uso não é recomendado e durante a gravidez não deve ser administrado o uso excessivo da camomila, pois pode haver aborto espontâneo e aumento da contratilidade uterina.

Mas fica um alerta: Toda droga vegetal (fitoterápico) possui contra-indicação. Muito cuidado, pois mesmo sendo natural pode acarretar em sérios problemas de saúde o seu uso indevido.

A nossa terra é riquíssima como uma vastidão de plantas, cabe a nós procurarmos entender e beneficiar-se da natureza que sempre está a favor de nossa saúde.

A cura vem da terra! Pense nisso!

images (1)

Drª Katia Rubim

Fisioterapeuta e Acupunturista

Referencias Bibliográficas

 

BARNES, Joanne; ANDERSON, Linda A.; PHILLIPSON, J. David. Fitoterápicos. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2012. 720 p. ISBN 978-85-363-2571-2.

CARVALHO, José Carlos Tavares. Formulário médico-farmacêutico de fitoterapia. 2. ed. São Paulo: Pharmabooks, 2005. 402 p. ISBN 85-99026-05-4.

SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira et al. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5. ed. rev. ampl. Florianópolis: EdUfsc, 2003. 1102 p.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011.

M. do R. DUARTE, M. P. de LIMA. ANÁLISE FARMACOPÉICA DE AMOSTRAS DE CAMOMILA Matricaria recutita L., ASTERACEAE. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 89-92, Jul.- Dez./2003

Lavanda e seu poder curativo!!

Você já ouviu falar em Aromaterapia?

Aromaterapia pode ser entendida da seguinte forma:

Aroma – que significa fragrância  e terapia – que quer dizer tratamento. É um ramo da Fitoterapia que, através da aplicação de óleos essenciais extraídos das plantas, pretende promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos.

Os óleos essenciais possuem além de aromas específicos, diversas e importantíssimas propriedades farmacológicas que os caracterizam como antibióticos, anti-sépticos, antivirais, etc

11880669_1625461941071456_2724291432823932962_n (2)

De modo geral, os óleos essenciais penetram no corpo por inalação, através das vias respiratórias, ou então por absorção, diretamente pela pele, atingindo a corrente sanguínea.

Cada planta possui uma aplicação específica de acordo com seus princípios ativos. A Lavanda (lavandula dentata), por exemplo, confere ao óleo propriedades medicinais, com ação antiespasmódica, antifúngica, bactericida, analgésica, sedativa, anti-inflamatória e cicatrizante.
Tradicionalmente o óleo essencial de lavanda é utilizado para aliviar dores de cabeça, enxaquecas e tensões musculares; curar irritações da pele, acne, queimaduras e picadas de insetos.

O seu aroma ajuda a combater a insônia, o estresse e a depressão.

A lavanda é um potente restaurador do equilíbrio mental e das emoções.
Pode ser usado em adultos, crianças ou idosos.

O óleo essencial de lavanda pode ser aplicado puro sobre a pele em pequenas áreas.

Como utilizar o óleo de lavanda:

  • Use algumas gotas em queimaduras pequenas, picadas de insetos e cortes abertos para acalmar a dor, prevenir infecções e auxiliar a cicatrização do epitélio. 
  • Use também uma gota de óleo diretamente sobre calos duas a três vezes ao dia.
  • Duas gotas no travesseiro tranquilizam e proporcionam uma boa noite de sono.
  • Para dores de cabeça, aplique uma gota nas têmporas.
  • Use para inalação, em um difusor ou umidificador para abrir as vias aéreas e relaxar.
  • Coloque dez gotas do puro óleo essencial de lavanda na água de um difusor, para perfumar o ambiente, trazer paz e harmonia.
  • No banho: dissolva de 3 a 5 gotas na banheira, ou coloque 1 gota na bucha e espalhe por todo o corpo, ou mesmo adicione 1 gota a um punhado de sabonete líquido.
  • Aromatização: aromatize o ambiente colocando 5 gotas em um aromatizador elétrico e complete com água. Ou coloque de 15 a 20 gotas em 500 ml de água e borrife no ambiente.
  • Escalda-pés: em uma bacia de água morna, acrescente de 5 a 8 gotas de óleo de lavanda.

Fonte:

Magrid T, Herbarium compêndio de fitoterapia,et al. 4. edição, Curitiba.

Alonso, J. R, Tratado de fitomedicina – bases clínicas e farmacológicas, editora Isis . 1998, Buenos Aires,  Argentina.

Artigo:  Dra. Katia Rubim -Fisioterapeuta e Acupunturista – Pós-graduanda em Fitoterapia Clínica.

“Alimentação Saudável”

A correria do dia a dia  nos impõe alguns hábitos alimentares que de imediato nos sentimos bem e com aparência até agradável, mas isto dura pouco pois com o tempo o organismo começa a sentir falta de algumas vitaminas que encontramos nos alimentos naturais, abaixo segue uma lista de vitamina e alimentos que farão essa reposição de energias  que nosso corpo necessita:

  • Cálcio: leite, feijão branco,
  • Fósforo: abóbora, ervilha
  • Ferro: espinafre, salsa, ovo
  • Carboidratos: beterraba, arroz, aveia, milho, mandioca, batata doce e hortaliças

Nas frutas também encontramos algumas vitaminas como laranja, limão, banana, mamão, pera, maça. Se nos alimentarmos com esses alimentos no mínimo uma vez por semana o sensação de bem estar será duradoura e o corpo agradece.

imagesAYI16OLW

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s